• pt-pt
  • en
  • es

Certificação ISO 9001

A Entredoor informa todos os clientes e fornecedores que concluiu na passada semana o processo de certificação nas normas ISO 9001:2008 relativa á gestão e NP 4492 relativa aos requisitos para o serviço de manutenção. Este foi mais um passo na contínua busca da melhoria dos serviços que prestamos aos nossos clientes.

A expressão ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países. A sua função é a de promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

A denominação “International Organization for Standardization” permite diferentes acrónimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, os seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa “igual”. Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego “isos” que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos tenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitorização do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.

Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
A adopção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere uma maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam de ser verificados através de auditorias externas independentes.

Add Comment